Conhecimento de Ponta

22 - 01 - 2019

Artigo escrito por: Vitor Mota

“A responsabilidade das tarefas individuais no trabalho e a competência estão a ficar cada vez mais importante, ou seja, a exigência de conhecimento profundo é cada vez maior.”

O mercado está cada vez mais exigente! A concorrência nas empresas é cada vez maior! Não existe lugar para o erro! As repetições são a maior fonte de prejuízos nas empresas! Frases como estas são, comummente, ouvidas em todos os lugares.
Podemos daqui inferir que o impacto do conhecimento de ponta ou conhecimento profundo, científico ou não, na eficácia e eficiência das empresas é cada vez maior.

A concorrência obriga a que as empresas procurem em todos os momentos qualquer fator que possa tornar-se diferenciador no resultado final a apresentar ao cliente, seja na busca da fidelização ou da conquista de cota de mercado.

A responsabilidade individual pelo resultado da cada intervenção na parte do processo que lhe está confiada é sistematicamente analisada e imputada de forma mais acutilante.
A inclusão e análise de indicadores de performance (KPI) em cada processo é hoje uma prática tão comum que estes indicadores tornam-se os objetivos a alcançar nos processos de desenvolvimento de competências ou de formação de cada colaborador.



O conhecimento tem que ser melhorado, desafiado e aumentado constantemente, ou desaparece.
Peter F. Drucker (1909-2005) Consultor Administrativo, Analista Financeiro, Professor, Jornalista e Escritor austríaco.