Artigo escrito por: Vitor Mota
Ser capaz de identificar erros e as suas fontes por forma a melhorar os processos de modo permanente, com soluções inovadoras, é responsabilidade de todos os colaboradores.
“Somos pagos para encontrar a solução para o problema, não para nos queixarmos”, foi o que sempre respondi a quem, perto de mim, protestava das inúmeras dificuldades do quotidiano
Então, precisamos de manter uma visão muito clara acerca do objectivo de cada operação, mesmo que pequena, e de como a conseguir; aqui que a visão em “zoom in and out” vão jogar um papel determinante.
Não menos desafiante é a definição do ponto em que nos encontramos; a honestidade das nossas análises, mesmo que isso implique colocar as nossas competências em causa e a clareza da sua definição, vai ser preponderante para estabelecer o que fazer de seguida.
Verificar o que não está a funcionar, aplicar a imaginação e criatividade vai fazer toda a diferença na busca da solução do problema e é a competência que se procura nos dias de hoje; em que a aceleração de todos os processos exige pensamento e respostas rápidas.
Na aplicação directa de soluções, muitas vezes, surgem dificuldades inesperadas que um bom projecto piloto pode resolver ou pelo menos minorar. Use sempre que possível.
Se você não faz parte da solução, você faz parte do problema.
Proverbio Africano