Artigo escrito por: Vitor Mota
“A inclusão da perceção individual do conflito e da proposta de valor da empresa, no processo de negociação, promovem a eficácia na sua prevenção e levam a uma maior orientação para o serviço, melhorando o relacionamento com os clientes.”
Pensando numa visão mais abrangente, facilmente entendemos que um conflito de ideias só pode surgir em pessoas motivadas; ou seja, não surge num colaborador desmotivado ou sem interesse.
Os conflitos são normalmente de ideias, de métodos ou de objetivos e raramente se verificam conflitos de personalidade, contrariamente ao que muitas pessoas pensam.
Alguns líderes apostam numa solução de estratégia “top-down” que aparentemente resolve a situação, e sim, de um modo momentâneo, mas nunca definitivo.
A melhor forma de lidar com este tipo de situações é começar por partilhar a história completa sendo muito assertivo com as palavras. Deste modo, podemos focar nos factos e nos interesses globais do departamento, direção ou empresa, envolvendo o colaborador.
As pessoas visadas devem entender que as motivações, desejos, agendas e ideias pessoais interferem na perceção individual e, frequentemente, distorcem a visão da questão em discussão, e mais importantes, distorcem a solução que comummente deve ser adotada.
O conflito, quando corretamente resolvido, fortalece.
Benjamin Watson (1980 – ), Jogador de Futebol Americado