Capacidade de Pesquisa | Competências Metodológicas na I4.0

03 - 06 - 2018

Artigo escrito por: Vitor Mota

“Ter a capacidade de identificar fontes confiáveis de informação, para a formação, aprendizagem, desenvolvimento contínuo e/ou confrontação com ideias próprias como forma de gerir a mudança no seu ambiente.”

Nos nossos dias, a quantidade de informação disponível é, de tal forma grande que, a maior dificuldade é distinguir o essencial do acessório; diferenciar a veracidade e qualidade dos conteúdos dos bombardeamentos constantes, de que somos alvo, com “fake news”.

As fontes utilizadas para pesquisa exigem diferentes abordagens, tratamento e sistematização de modo a que possam tornar-se conhecimento de valor e, portanto, transacionável. A correlação de palavras e tópicos melhorará a abrangência e, por conseguinte, a qualidade da pesquisa.

A confiabilidade da informação pretendida depende em larga medida do Objetivo da Pesquisa. Investigação ou Desenvolvimento Pessoal? Fundamentação de ideias ou alargar horizontes? Recursos Web ou “papel encadernado”?

Uma informação pode ser altamente relevante para um indivíduo e a mesma informação pode não ter significado algum para outro.



Os factos comuns de hoje foram objeto de investigação no passado.

Duncan MacDonald