Ambiguidade

09 - 07 - 2019

Artigo escrito por: Vitor Mota

Muitos de nós preferia que a vida fosse “preto ou branco”, mas não é assim. Tantas vezes a nossa percepção individual nem tem possibilidade de entender a situação, apenas nos é requerido aceitar a ambiguidade.

Todos os dias nos deparamos com situações menos claras.

Na vida familiar, escolar ou empresarial, os desafios diários começam ao enfrentar múltiplas variáveis que afetam as nossas decisões e interferem nos nossos planos, metas e objectivos.

Os nossos mapas mentais, de valores e pré-conceitos, fazem-nos avaliar milhares de insumos que nos chegam e nos obrigam a adaptar e procurar a melhor decisão, agora, em relação a questões de futuro.

Acresce que, somos chamados em nossa atenção e seduzidos, cada vez mais, resultando numa grande dispersão de possíveis direções, que enfrentamos a todo o momento; essa atracção tende a aglutinar as massas em tendências, como se fosse o rumo certo para nós.

Então, uma das maiores dificuldades dos nossos dias é implementar nossos planos, fazer nossas rotinas diárias e manter o foco em metas definidas, independentemente da situação, mesmo que não entendamos completamente o quadro geral. Precisamos desenvolver esta capacidade.

Também dentro de nossas organizações, líderes e liderados devem ser tolerantes com diferentes percepções, mantendo os olhos nos resultados e percebendo que todos nós vemos de forma diferente e que isto deve ser enriquecedor ao invés de provocar cisões.



“Quando escrevo, procuro ambiguidade porque a vida é ambígua.”

Keith Richards (1943- ) Escritor e Músico