ISEP 2018mar14 – Industry 4.0
16 Março, 2018
Liderança | Competências Sociais na I4.0
15 Maio, 2018

Proteção Dados, novo regulamento

A HCCT em colaboração com a IT Logic e a Câmara Municipal da Maia, organizaram no dia 4 de maio, o Seminário ”Proteção de Dados, novo regulamento”, que decorreu nas instalações do Fórum da Maia, na cidade da Maia.

O objetivo foi debater a importância da Segurança e Proteção de Dados das empresas e as alterações de que transformem obrigação em vantagem, com o novo RGPD, EU 2016/679 de 27 de abril de 2016.

A abertura e boas-vindas foi feita pelo Sr. Vereador dos pelouros do Planeamento Territorial, Mobilidade e Transportes, Proteção Civil e Polícia Municipal, Auditoria Interna e Eficiência Administrativa e da Cultura, Dr. Mário Nunes e de seguida deram-se inicio aos trabalhos.

O primeiro orador, Jorge Pinto Leite, Maiato, professor no ISEP e responsável do Centro de Estudos de Segurança e Privacidade, falou sobre Privacidade, o diploma agora em apreço a poucos dias da sua entrada em vigor, apontando algumas lacunas a serem solucionadas pela jurisprudência.

O Dr. Miguel Peixoto, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Associação Nacional de Farmácia, enquanto responsável pela implementação dos procedimentos de segurança, em curso, nas farmácias ligadas a esta associação deu a conhecer a sua experiência e como podem ser aplicados os procedimentos nas empresas interagindo com os participantes sobre a aplicabilidade nas PME portuguesa e da região em particular.

A interação permanente dos participantes com os oradores foi demonstrativa do interesse da temática. No debate juntaram-se aos oradores, os também expert, José Nuno Sousa Pinto, que faz parte da Direção da Associação Portuguesa de Proteção de Dados, consultor para a área de privacidade e proteção de dados de várias empresas tecnológicas e Ricardo Oliveira, do Grupo de Trabalho da Especialização Vertical em CiberSegurança, da Comissão Técnica CT163 do IPQ – Segurança em Sistemas de Informação do Colégio de Informática da Ordem dos Engenheiros da Região Norte e ainda membro do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração dos Actos de Engenharia Informática.